BNDES considera Hospital Metropolitano um exemplo de PPP bem sucedida

2 de dezembro de 2019 · Concessionária ·

Um exemplo a ser seguido no Brasil de uma parceria público-privada (PPP) bem sucedida. É assim que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) enxerga os resultados da colaboração entre o município de Belo Horizonte e o consórcio Novo Metropolitano para a administração do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro.

O Hospital recebeu investimentos do BNDES que foram integralmente usados na construção e na compra de equipamentos. Ele oferece atendimento gratuito pelo SUS e supre a demanda por tratamentos médicos de alta complexidade dos moradores da região do Barreiro, em BH.

Os resultados da PPP feita para a construção e a administração do Hospital são 460 leitos e 16 salas de cirurgia, 100% dedicados à saúde pública. A capacidade mensal de atendimento do HMDCC é de 1.500 internações, 600 cirurgias, 8 mil exames de imagem e 75 mil exames laboratoriais.

O projeto do HMDCC também gerou aprendizados que podem contribuir para outras PPPs no futuro. Os parceiros desenvolveram métodos de planejamento e gestão que podem ser replicados em outras soluções na área da saúde.

Confira a avaliação completa feita pelo BNDES dos resultados da PPP do Novo Metropolitano:

bndes-considera-hospital-metropolitano-um-exemplo-de-ppp-bem-sucedida

bndes-considera-hospital-metropolitano-um-exemplo-de-ppp-bem-sucedida