Novo Metropolitano e HMDCC celebram Dia Mundial da Água

22 de março de 2018 · Concessionária ·

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU em 1993, visando a compreensão dos problemas e discussão de soluções que permeiam o suprimento e abastecimento de água potável. Desde então, os países são convidados anualmente a realizar ações concretas que promovam a conscientização pública sobre a utilização dos recursos hídricos.

Em prol do tema, a Novo Metropolitano e o HMDCC promovem uma celebração ao Dia Mundial da Água em seu auditório. São dois dias de palestras voltadas para a reflexão sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água. No dia 22, às 14h, o presidente do Instituto Guaicuy – SOS Rio das Velas e ambientalista do Projeto Manuelzão, Procópio Castro, irá falar sobre as conexões da água e do ambiente com a saúde. No dia 23, é a vez de Cristiano Cerqueira, analista ambiental da Copasa, apresentar um panorama do abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

No dia 22 também acontece a premiação do Concurso Cultural Dia Mundial da Água, realizado pela Comissão do Programa de Educação Ambiental (PEA) entre os colaboradores do HMDCC, da Novo Metropolitano e parceiros durante o mês de fevereiro. A proposta foi responder à frase “Qual a importância da água para você?”, onde o autor da melhor resposta seria premiado com um purificador de água.

Programacao-dia-da-agua

Conheça abaixo as melhores frases, selecionadas entre 120 participações pela Comissão do PEA:

Frase vencedora do concurso:
A água é vida em toda parte: na alegria de um café quentinho, no banho que alenta para um dia novo, no regar do jardim desabrochando as flores, no socorro de uma mata em chamas.
Autora: Carla Maria Ferreira da Silva, técnica de enfermagem.

Frase de menção honrosa:
Água é mais do que importante, água é vida a todo instante. Seja turva, clara, benta ou santa. Rega, molha, nasce o que se planta.
Autor: Sérgio Francisco Arruda, técnico de segurança do trabalho do HMDCC.

As ações afirmativas para o Dia Mundial da Água são uma ação da Novo Metropolitano e do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, através do Programa de Educação Ambiental.

Créditos: Olavo Maneira