Quem foi o Dr. Célio de Castro?

31 de outubro de 2019 · Sem categoria ·

Um médico dedicado, que entrou para Política para tentar resolver problemas que a Medicina não conseguia tratar, dá nome ao Hospital Metropolitano do Barreiro. 

Célio de Castro foi homenageado na criação da unidade por ter sua competência e seu comprometimento com a saúde pública reconhecidos até pelos adversários políticos.

hospital-célio-de-castro

 

História

Filho do farmacêutico Antenor de Castro e de Maria de Lourdes Paulinelli de Castro, Célio nasceu em 11 de julho de 1932, em Carmópolis de Minas.

Depois de completar os estudos no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, cursou Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se formou em 1958. 

Foi chefe do serviço de emergência do Hospital de Pronto-Socorro, além de ter ajudado a implantar os primeiros centros de tratamento intensivo em Minas Gerais, no Hospital Semper e no Hospital das Clínicas da UFMG. 

Célio de Castro também ajudou a escrever um livro usado em várias faculdades de Medicina do país, o “Emergências Médicas”, e foi presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos.

 

Vida Política

Conhecido como Dr. BH, o médico, que queria superar os limites da Medicina na saúde pública, teve uma participação política intensa no fortalecimento da democracia.

Em 1986, foi eleito deputado federal e se reelegeu em 1990, mas, em 92, foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte, na chapa encabeçada por Patrus Ananias e, após a vitória, também assumiu a secretaria de Desenvolvimento Social. 

Na eleição de 1996, ganhou o primeiro mandato como prefeito da capital mineira, com mais de 76% dos votos válidos no segundo turno, e foi reeleito em 2000. Como sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), no meio do segundo mandato, optou pela renúncia e o afastamento da vida pública. 

Célio faleceu em 20 de julho de 2008 em Belo Horizonte, deixando a esposa Maria das Dores da Mata Castro e os quatro filhos.

Conheça um pouco mais do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro.