Nutrição e Dietética

O Serviço de Nutrição realiza a produção e a distribuição de todos os alimentos hospitalares, atendendo tanto a pacientes quanto a acompanhantes e funcionários do hospital. Seu principal objetivo é garantir a assistência nutricional, monitorando o estado nutricional e orientando a alimentação de pacientes e acompanhantes durante a internação e na alta.
Atenta à importância da segurança alimentar para a garantia do controle de qualidade das refeições produzidas, a equipe de Nutrição atua seguindo as determinações do manual de boas práticas e exigências da Vigilância Sanitária.

O Serviço está dividido em duas frentes: nutrição clínica e de produção. Na nutrição clínica, é feito o acompanhamento do paciente durante toda a sua internação, desde o levantamento dos hábitos alimentares e possíveis alergias, através de anamneses, passando pelo registro dos atendimentos nutricionais até a avaliação das dietas. Os nutricionistas da área clínica priorizam, portanto, o cuidado dietoterápico, interagindo positivamente com toda a equipe multidisciplinar. As dietas dos pacientes incluem desjejum, colação (lanche da manhã), almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

A área de produção, por sua vez, é responsável pelas refeições dos acompanhantes, visitantes e funcionários do hospital. O Serviço de Nutrição também planeja, elabora e confecciona cardápios para atender acompanhantes e colaboradores do HMDCC.